“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.”
1Coríntios 3,11
O Antigo Testamento tem um versículo que complementa esse:
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem….”
Salmo 127,1
A casa do Senhor é definida em 1Timóteo 3,15:
“Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da Verdade.”
1Timóteo 3,15
Agora o Senhor fala em realmente construir a casa:
“E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”
Mateus 16,18
Você percebeu a natureza singular desses versículos: a casa, não casas, a igreja, ou Minha Igreja, e não igrejas?
“Por isso o Senhor DEUS lhes diz: “Eu coloquei em Sião uma pedra, um bloco escolhido, uma pedra angular preciosa, de base: quem confiar nela não tropeçará”.” Isaías 28,16
“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pôe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pôe em prática, é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína..”
Mateus 7,24-27
Note que Jesus disse que o homem prudente construiu sua casa sobre a rocha. Ele não disse suas casas sobre as rochas.
“Ele veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto; portanto é por Ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo Espírito. Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.”
Efésios 2,17-22
Note!
A fim de que seja “edificada sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas“, você tem que ser capaz de provar que sua seita tem Sucessão Apostólica.
A fim de mostrar que sua seita está “nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor.”, você novamente precisa provar que sua seita tem Sucessão Apostólica.
“Contudo, o sólido fundamento de Deus se mantém firme, porque vem selado com estas palavras: “O Senhor conhece os que são seus”, e “Renuncie à iniquidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor.” 2Timóteo 2,19
POR CERCA DO ANO 30 D.C., A fundação da Igreja Católica foi posta por Jesus Cristo.
Leia Mateus 16,18; 18,15-18; 28,20 e Efésios 5,23. “Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.” 1Coríntios 3,11
Entretanto, quase 1500 anos depois o caos e a confusão entraram em cena. 1Coríntios 3,11 e inúmeros outros versículos foram ignorados por muitos, pois meros homens e mulheres tinham outras idéias. Como pode qualquer versículo da Sagrada Escritura ser ignorado por aqueles que alegam acreditar na Sola Scriptura?
Não DEUS, mas meras criaturas humanas iriam começar a lançar suas próprias fundações. Entretanto, eles não podiam lançá-las na rocha, já que a rocha suporta apenas a única Igreja que Jesus Cristo fundou.
“Porquanto DEUS não é DEUS de confusão, mas de paz…” 1Coríntios 14,33
“Pedro e os Apóstolos replicaram: “Importa obedecer antes a DEUS do que aos homens“. Atos 5,29
NO ANO DE:
1521. O fundamento dos Luteranos e de todo o Protestantismo foi posto por Martinho Lutero.
1522. O fundamento dos Anabatistas foi posto por Conrad Grebel, Menno Simons, Thomas Munzer e outros.
1525. O fundamento dos Menonitas foi posto por Menno Simons numa divisão dos Anabatistas.
1534. O fundamento da Igreja Anglicana da Inglaterra foi posto por Henrique VIII.
1536. O fundamento dos Calvinistas foi posto por João Calvino, quando ele ensinou sobre a predestinação.
1560. O fundamento dos Presbiterianos foi posto por John Knox, que foi aluno de Lutero.
1582. O fundamento dos Congregacionistas foi posto por Robert Brown, um ramo do Puritanismo.
1609. O fundamento dos Batistas na Holanda foi posto por John Smyth.
1639. O fundamento dos Batistas na América foi posto por Roger Williams.
1647. O fundamento dos Quakers foi posto por George Fox na Inglaterra.
“Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois ele velam por vossas almas e delas devem dar contas. Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto.” Hebreus 13,17
Quantos dos “fundadores” obedeceram a este claro comando de Hebreus 13,17?
Quantos simplesmente ignoraram ainda mais um versículo Bíblico?
1693. O fundamento dos Amish foi posto por homens que se separaram dos Menonitas.
1708. O fundamento da Brethren Church foi posto por cinco homens e três mulheres.
1739. O fundamento dos Metodistas foi posto por John e Charles Wesley.
1770. O fundamento dos Universalistas foi posto por John Murray em Nova Jersey.
1774. O fundamento dos Unitarianos foi posto por Theophilus Lindley.
1789. O fundamento dos dos Episcopais foi posto por Samuel Seabury. É o ramo americano dos Anglicanos.
1792. O fundamento da Igreja Reformada na América foi posto por muitos que romperam com a Igreja Reformada Holandesa.
1802. O fundamento da Conferência Batista do Sétimo Dia foi posto por Estephen e Ann Mumford.
1803. O fundamento dos Evangélicos foi posto por Jacob Albright.
1820. O fundamento da Bíblia-Fundamentalista foi posto por John Darby, Cyrus Scofield, e outros.
“Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de DEUS. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de DEUS?” 1Pedro 4,17
1827. O fundamento da Igreja Cristã (Stone-Campbell) foi posto por Alexander Campbell.
1827. O fundamento da Batista Primitiva foi posto por homens. É considerada a mais rígida de todas as Igrejas Batistas.
1830. O fundamento dos Mórmons foi posto por Joseph Smith em Palmyra, Nova York.
1832. O fundamento dos Discípulos de Cristo foi posto por um cisma presbiteriano chamado “O Movimento Stone-Campbell”.
1840. O fundamento da Igreja Metodista Primitiva foi posto por by Hugh Borne e William Clowes.
1843. O fundamento da Wesleyan Church foi posto por Orange Scott.
1844. O fundamento dos Christadelphians foi posto por John Thomas do movimento Stone-Campbell.
1845. O fundamento das Igrejas Batistas Americanas foi posto por vários homens.
1845. O fundamento da Sociedade Religiosa de Amigos foi posto por Joseph Gurney e John Wilbur.
1845. O fundamento da Convenção Batista do Sul, a maior denominação não-Católica, foi posto por inúmeros homens.
“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta do aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas“. João 10, 1-2
1847. O fundamento da Igreja Cristã Apostólica da América foi posto por Benedict Weyeneth.
1852. O fundamento da Conferência Geral Batista foi posto por Gustaf Palmquist.
1858. O fundamento da Bible Fellowship Church foi posto por líderes Menonitas.
1860. O fundamento dos Adventistas foi posto por William Miller.
1860. O fundamento da Igreja Cristã do Advento foi posto por George Storrs e Charles Hudsen.
1863. O fundamento dos Adventistas do Sétimo Dia foi posto Ellen Gould White.
1863. O fundamento da Igreja de DEUS (Sétimo Dia) foi posto por Gilbert Cranner.
1865. O fundamento do Exército da Salvação foi posto por William Booth.
1865. O fundamento da Conferência Batista Norte-Americana foi posto por imigrantes alemães.
1867. O fundamento do Templo da Igreja de Cristo foi posto por Granville Hedrick numa divisão do Mormonismo.
“Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho.” 2João 1,9
1870. O fundamento da Igreja Episcopal Metodista Cristã foi posto por muitos membros.
1873. O fundamento da Igreja Episcopal Reformada foi posto por George Cummins.
1874. O fundamento dos Testemunhas de Jeová foi posto por Charles Taze Russell.
1875. O fundamento do movimento Nova Era foi posto por Helena Blavatsky. (Colossenses 2,8)
1879. O fundamento dos Cientistas Cristãos foi posto por Mary Baker Eddy.
1882. O fundamento da Brethren Church foi posto por membros expulsos da Church of the Brethren.
1886. O fundamento da Igreja de DEUS foi posto por antigos Metodistas.
1894. O fundamento da Igreja da Santidade de Cristo foi posto por by C.P. Jones.
1895. O fundamento do movimento Modernista foi posto por Alfred Loisy e George Tyrrell.
1895. O fundamento da Convenção Batista Nacional U.S.A foi posto por muitos Batistas negros.
“Porquanto DEUS não é DEUS de confusão, mas de paz…” 1Coríntios 14,33
1896. O fundamento da Igreja Católica Cristã foi posto por Alexander Dowie.
1897. O fundamento da Igreja de DEUS em Cristo foi posto por Charles Mason e Charles Jones.
1901. O fundamento do Pentecostalismo foi posto por Charles Fox Parham e William Seymour.
1903. O fundamento da Igreja de DEUS foi posto por AJ Tomlinson.
1903. O fundamento da Casa de DEUS foi posto por Mary Magdalena Tate.
1906. O fundamento da Igreja de Cristo foi posto por homens que saíram do movimento Stone-Campbell de 1832.
1907. O fundamento da Igreja da Fé Apostólica foi posto por Crawford.
1908. O fundamento da Igreja do Nazareno foi posto por Phineas F. Bresee.
1909. O fundamento da Igreja de Cristo em União Cristã foi posto por vários membros da união.
1914. O fundamento da Iglesia ni Cristo foi posto por by Felix Manalo.
“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo” 1Coríntios 3:11
1914. O fundamento do Conselho Geral das Assembléias de DEUS foi posto por antigos pastores.
1917. O fundamento do Evangelho Quadrangular foi posto por Aimee Semple McPherson.
1918. O fundamento do Sínodo Luterano Evangélico foi posto por imigrantes.
1920. O fundamento das Igrejas de Cristo foi posto por uma das inúmeras divisões da Igreja de Cristo.
1923. O fundamento da Igreja de DEUS da Profecia foi posto por by AJ Tomlinson.
1926. O fundamento das Igrejas Protestantes Reformadas foi posto por Herman Hoeksema e outros.
1930. O fundamento dos Branch Davidians foi posto por Victor Houteff em uma divisão dos Adventistas do Sétimo Dia.
1930. O fundamento das Igrejas Independentes da América (IFCA) foi posto por um consórcio de igrejas.
1932. O fundamento da General Association of General Baptists foi posto por Benoni Stinson, quando ele rompeu com a Convenção Batista Americana.
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem.” Salmo 127,1
1934. O fundamento da Evangélica Reformada foi posto por uma união numa Assembléia Geral.
1935. O fundamento National Association of Free Will Baptists foi posto por aqueles unidos de outras divisões.
1935. O fundamento da Open Bible Standard Churches foi posto por Fred Hornshuh e John Richey.
1938. O fundamento da Igreja Presbiteriana Bíblica foi posto por Gresham Machen.
1939. O fundamento da Fellowship of Grace Brethren Churches foi posto por muitas divisões da Brethren Church.
1939. O fundamento da Igreja Metodista do Sul foi posto por aqueles que se separaram da Episcopal Metodista.
1946. O fundamento da Conferência Metodista Evangélica foi posto por W.W. Breckbill.
1947. O fundamento da Berean Fundamental Church foi posto por Dr. Ivan E. Olsen.
1952. O fundamento da Igreja da Cientologia foi posto por L. Ron Hubbard.
1957. O fundamento da Igreja Unida de Cristo foi posto por uma união ecumênica de Congregacionalistas, Evangélicos, Reformados, Calvinistas e Luteranos.
“Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de DEUS. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de DEUS?” 1Pedro 4,17
1961. O fundamento da Convenção Batista Nacional Progressiva foi posto por Martin Luther King Jr.
1962. O fundamento da Igreja Episcopal do Sul foi posto por B. H. Webster numa ruptura dos Episcopais.
1964. O fundamento das Igrejas Luteranas da Reforma foi posto por muitos numa ruptura do sínodo Luterano de Missouri.
1965. O fundamento da Calvary Chapel foi posto por Chuck Smith.
1966. O fundamento das Assembléias de Javé foi posto por Jacob Meyer.
1968. O fundamento dos Discípulos de Cristo foi posto por aqueles que se separaram das Igrejas de Cristo.
1968. O fundamento da Igreja Metodista Unida foi posto por uma união de partes de outras seitas.
1970. O fundamento da Igreja de DEUS Internacional foi posto por Garner Armstrond.
1972. O fundamento da Harvest Christian foi posto por Greg Laurie.
1973. O fundamento da Igreja Presbiteriana da América foi posto por uma divisão dos liberais Presbiterianos.
“Porquanto DEUS não é DEUS de confusão, mas de paz…” 1Coríntios 14,33
1974. O fundamento da Vineyard Christian Fellowship foi posto por Ken Gullickson.
1977. O fundamento da Católica Anglicana foi posto por muitas pessoas que romperam com os Episcopais.
1978. O fundamento da Association of Vineyard Churches foi posto por John Wimber.
1981. O fundamento da Igreja Presbiteriana Evangélica foi posto por Anciãos Presbiterianos.
1982. O fundamento da Full Gospel Evangelistic Association foi posto por Clarence Robinson.
1982. O fundamento da Igreja Saddleback foi posto por Risk Warren.
1987. O fundamento da Aliança de Igrejas Batistas foi posto por muitos, separados dos Batistas do Sul.
1991. O fundamento da Baptist Fellowship foi posto por um grupo que se separou dos Batistas do Sul.
1992. O fundamento da Igreja Episcopal Carismática foi posto pelo Chicago Hall.
1992. O fundamento da Episcopal Tradicional foi posto por Richard Melli que se separou dos Episcopais.
2000. O fundamento dos Testemunhas do Senhor foi posto por Gordon Ritchie quando se separou dos Testemunhas de Jeová.
“Aquele que não recolhe comigo, espalha“. Lucas 11,22
Eu listei apenas umas 100 das 37.000* seitas não-Católicas que existem em 2004. Com a taxa atual de crescimento haverá 63.000* seitas por volta de 2025, um aumento de 26.000 das 37.000 em 2004. Isto leva a 1238 novos fundamentos projetados para serem postos por meros homens e mulheres humanos todo ano, ou um pouco mais de 3 a cada dia.
Isto significa que em 100 anos haverá pelo menos 123.800 seitas adicionais na taxa atual de crescimento. Haverá sem dúvida muito mais do que esta estimativa, já que a taxa de crescimento das seitas tem acelerado anualmente.
*World Christian Database, uma publicação Protestante. Veja a linha número 44.
“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.”
1Coríntios 3,11
Para uma listagem muito boa das muitas centenas de outras seitas Cristãs existentes que não incluí neste escrito, dê uma olhada aqui:
The Conglomination
Os mais ou menos 100 fundamentos postos por homens ou mulheres que listei aqui podem ser impressos em apenas 2 páginas. Entretanto, se eu fosse listar todos os 37.000 precisaria um pesado livro de 740 páginas. Cada vez que um novo fundamento é posto por meros homens e mulheres, o Corpo de Cristo é dividido mais uma vez. Aparentemente, nenhum daqueles outros “fundadores” jamais leram o Salmo 127,1 ou 1Coríntios 3,11 ou Pedro 4,17, ou se leram, certamente ignoraram. Ignorar essas passagens não é equivalente a elevar suas opiniões egocêntricas acima da palavra de DEUS?
“Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de DEUS. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de DEUS?” 1Pedro 4,17
“Então estaria Cristo dividido?” 1Coríntios 1,13
“E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer.” Marcos 3,25
Dividir e conquistar: este é o plano de Satanás.
O plano de Jesus Cristo é justamente o oposto, pois Ele clamou pela unidade:
“E haverá um só rebanho e um só pastor.”
João 10,16
A Casa de DEUS é mencionada 78 vezes em toda a Sagrada Escritura (RSV).
As casas de DEUS não são mencionadas nem sequer uma vez.
Casa de DEUS é mencionada 5 vezes em toda a Sagrada Escritura. (RSV)
Casas de DEUS não são mencionadas nem mesmo uma vez.
A Casa do Senhor (The House of the Lord) é mencionada 222 vezes em toda a Sagrada Escritura (RSV).
As casas do Senhor (The houses of the Lord) não são mencionadas nem mesmo uma vez.
A Casa do Senhor (The Lord’s House) é mencionada 10 vezes em toda a Sagrada Escritura(RSV).
As casas do Senhor (The Lord’s houses) não são mencionadas sequer uma vez.
(Nota da Tradutora: Os exemplos se referem à Bíblia na Língua Inglesa)
“Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos” Efésios 4,1-6
Quantos ‘um(s)’ você contou nesses poucos versículos?
Explicação:
São Paulo nos disse para ter somente uma fé. Ter somente uma fé significa ter só uma Igreja.
Não é óbvio que tendo uma só fé, todo mundo estaria ensinando e ouvindo a mesma verdade e desta forma não poderia haver nenhuma outra além da única Igreja que Jesus Cristo fundou? Além disso, tendo somente uma Igreja, não seriam obedecidas as instruções de Salmo 127,1, 1Coríntios 3,11, e 1Pedro 4,17?
São Paulo continuou em sua carta aos Efésios:
“A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.” Efésios 4,11-15
Mesmo no Antigo Testamento era da vontade de DEUS que nós pudéssemos todos sermos um.
“A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “filho do homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Judá e os israelitas que estão com ele. Em seguida, tomarás outro no qual escreverás: José, madeira de Efraim, e todos os israelitas que estão com ele. Em seguida, os ajuntarás um ao outro, de modo que só formem um pedaço em tua mão. “Quando teus compatriotas perguntarem o que queres dizer com isso, responderás: eis o que diz o Senhor DEUS: vou tomar o lenho de José que está na mão de Efraim, assim como as tribos de Israel que estão com ele, para juntá-lo ao lenho de Judá, de modo que, unidos na mão, não sejam senão um. Guardarás ostensivamente na mão os pedaços de madeira em que houveres feito essas inscrições, e tu dirás: eis o que diz o Senhor DEUS: vou recolher os israelitas de entre as nações onde se acham dispersos; vou congregá-los de toda a parte e trazê-los para a sua terra. Farei com que, em sua terra, sobre as montanhas de Israel, não formem mais do que uma só nação, que não possuam mais do que um rei.”
Ezequiel 37,15-22
Há um só DEUS, um Pai, um Jesus Cristo, um Salvador, um Pastor, um Senhor, um Sumo Sacerdote, um Espírito Santo para guiar a única Igreja que Jesus Cristo fundou, que é o único Corpo de Cristo. Só há uma pedra angular e uma fundação. Só há uma cabeça visível da Igreja de Cristo na terra, e só há uma autoridade que foi dada a esta única Igreja. Só há uma Palavra, uma verdade, uma Escritura, uma interpretação infalível desta única Escritura, uma esperança, uma fé e um Batismo. Nós devemos ter o mesmo pensamento, ser um em Espírito, e falar com uma boca na unidade. Nós todos devemos dizer as mesmas coisas, ter uma só intenção, não devemos ter divisões entre nós, e temos que proferir um só julgamento.
Quantos “uns, umas” você contou neste parágrafo?
De vez em quando eu me pergunto, qual parte do “um” é esta que tantos simplesmente não compreendem?
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem” Salmo 127,1
“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo” 1Coríntios 3,11
“Sede submissos aos seus superiores e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta. Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto” Hebreus 13,17
“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.” João 10,1-2
“Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de DEUS. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de DEUS?” 1Pedro 4,17
“Porquanto DEUS não é DEUS de confusão, mas de paz…” 1Coríntios 14,33
“Quem não recolhe comigo, espalha” Lucas 11,23
“Pedro e os Apóstolos replicaram: “Importa obedecer antes a DEUS do que aos homens” Atos 5,29
“Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho” 2João 1,9
“E como pregarão se não foram enviados“? Romanos 10,15.
Enviados?
Quem enviou todos aqueles listados acima que fundaram uma multidão de comunidades eclesiásticas?
Certamente não foi a única Igreja com autoridade para tal, concedida a ela por Jesus Cristo quando disse a Seus Apóstolos: “Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio a vós.” João 20,21
Compilado por Bob Stanley
11 de setembro de 2004
Atualizado em 15 de agosto de 2005









“Por isso o Senhor DEUS lhes diz: “Eu coloquei em Sião uma pedra, um bloco escolhido, uma pedra angular preciosa, de base: quem confiar nela não tropeçará”.” Isaías 28,16
“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pôe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pôe em prática, é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína..”
Mateus 7,24-27
Note que Jesus disse que o homem prudente construiu sua casa sobre a rocha. Ele não disse suas casas sobre as rochas.
Ora por favor não seja burro, pos a arocha que se refere o texto é JESUS CRISTO.
Olhe para si e se auto avalie, pois criticar parece ser uma sina sua, mas será que suas ações são açoes que de um cristão?
Pergunto mais uma vez pois parece que fugiu da resposta, conte a nós uma experiência sua com DEUS, pois tenho certeza que um verdadeiro cristão como vc se auto intitula deve ter muitas históris para contar. Aliás, vício é coisa de DEUS?
JUSTO por que ele NÃO DISSE SUAS CASAS (NO PLURAL) é que podemos então descartar as comunidades Protestantes.
Aliás, qual a CASA (NO SINGULAR) que foi fundada por CRISTO e É A MESMA, COM SUCESSÃO APOSTÓLICA, ATÉ OS DIAS DE HOJE, 2000 ANOS DEPOIS?
Essa é muito fácil! A Igreja Católica!
Engraçado que justo ela foi construída sobre a Rocha!
Tudo se encaixa.
Ah! Como cristão eu não acredito em “SINA”. Acredito em Deus.
Agora, respondendo a sua resposta sobre listar minhas experiências com Deus, respondo com a Bíblia (procure em Mateus 6) citando o que parece desconhecer e, pior, praticar o contrário:
“Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa”. (Mt 6,2)
“Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa”. (Mt 6,5)
“Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa”. (Mt 6,16)
“Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”
“Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mc 7,6)
Acha mesmo que vou ficar listando e exibindo minhas experiências com Deus? Ou será que não devo ficar exibindo por aí, como os fariseus hipócritas?
Essa é sua medida: quanto mais “experiências” com Deus, mais cristão ele é?
Procure ler, ou melhor, estudar a Bíblia e não fique pedindo coisas contrárias às próprias palavras de JESUS!
“Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu?” (Mt 7,4)
“Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão”. (Mt 7,5)
“Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?” (Mt 7,3)
GESIEL,
Caso queria ironizar, usar de sarcasmo, fazer gracinhas que não levam a nada, a não ser alimentar seu orgulho e vaidade, aqui não é o lugar adequado.
Já se esgotaram seus argumentos? Aí tem que partir pra gracinhas?
Depois não gostam de ser chamados de protestantes…
LEMBRANDO UMA COISINHA:
Aqui não é seu playgroud.
IMPORTANTE:
A partir de hoje, a começar da publicação deste aviso, só serão liberados os comentários:
1) Que comentem especificamente o post a que se referem;
2) Caso sejam comentários que contestem os pots, deverão conter fontes, sendo que, se forem fontes da internet deverão conter os referidos links; se forem de livros, deverão conter nome, autor, e localização interna do trecho citado (Cap.; Pág.; Parágrafo etc); não serão aceitos comentários gratuitos ou ataques do tipo: disse-me-disse.
3) Que sejam comentários, isto é, com o tamanho que um comentário deve ter. Não serão liberadas cópias ou colagens de textos por demais extensos. Para tanto, sejam referidos os links de onde se encontram, caso queiram utilizar esses textos como base para comentários.
4) Todos os abusos, falta de respeito com o moderador, disse-me-disse sem fontes ou provas, serão moderados.
P A X
O Fundamento do Catolicismo foi posto por Constantino no inicio do quarto século. Logo o documento principal apresenta um gravíssimo erro Histórico.
José Roldão,
Tomei contato hoje com o seu blog e devo dizer que é um dos mais ricos na defesa do catolicismo. Participei durante algum tempo da sala de discussões do site da SEPAL e pude conhecer o quanto é difícil debater com os protestantes. Eles não se rendem à lógica e, por tabela, à Verdade: Jesus fundou UMA só Igreja – a Igreja Católica, bimilenar, triunfante, apesar de sofredora.
E não entendem, ou não querem entender, a doutrina católica.
Quando ficam sem argumentos, partem para as mesmas acusações de sempre e para a desqualificação dos católicos. Deve ser um baque para os protestantes que nem todo católico é relaxado e mal catequizado.
Acusam-nos de idólatras, mas eles mesmos vivem presos numa idolatria cega. Certa vez, li um texto de Carlos Ramalhete, que dizia: “idolatria é colocar criaturas acima do Criador. Ora, os protestantes colocam criaturas (a Bíblia e suas interpretações pessoais da Bíblia) acima do Criador. Logo, os protestantes são idólatras.” Em um dos debates, sobre o dogma da Imaculada Conceição. afirmei que Maria foi gerada sem pecado por uma graça de Deus. O debatedor protestante disse que, se isso fosse verdade, estaria na Bíblia. Expliquei a ele que muitas obras de Deus não estão na Bíblia como o próprio Evangelho segundo João deixa claro. E que Deus, em toda a sua onipotência, poderia criar alguém sem pecado, principalmente se isso satisfaz os Seus planos de Salvação.
O protestante aduziu que, se não está na Bíblia, não é verdade…
Constatei que o coitado superestimava a Bíblia e subestimava o poder de Deus. Eis a maldição de Lutero: uma cegueira absurda, que chega às raias da falta de bom senso.
Ao ler alguns posts, notei que a Verdade fere e magoa quem sempre viveu sob o manto da mentira. E acredite, prezado Roldão: se hoje muitos protestantes estão voltando ao catolicismo, é porque pessoas como você (e como Orlando Fedeli, Carlos Ramalhete, e o pessoal da Permanência) estão mostrando a verdadeira face do Catolicismo, que, cá entre nós, andou meio encoberta pela fumaça do Concílio Vaticano II.
Sem medo sigamos e espero de alguma forma contribuir com vosso mister.
Que Deus te abençoe!
Nossa Senhora de Fátima, ora pro nobis!
FAUSTINO,
Eu ia escrever que seu problema era a ignorância, ou que seu mal era não ter aprendido o ABC de história, o que dá no mesmo no final das contas, mas, apesar de parecer ser isso mesmo, creio que seu problema, como de muitos protestantes, é o amor ao erro, à falsidade, ao engodo etc.
Amor ao erro e cegueira (mesmo quando tudo está diante de seus olhos), é o contrário do Amor ao Cristo, que é a VERDADE.
Esse é um protesto velho, batido e pueril. Tente outro, mas prime um pouco mais pela criatividade ou por uma mínima argumentação que valha.
E o texto? Isso você não comentou, não é?
Sei: faltam argumentos.
Aí vem o repeteco que implantaram em sua mente, para ser dito quando certas palavras são escritas ou lidas sobre a Igreja Católica.
Acha que estou sendo rude ou direto demais?
Não. Estou sendo franco e honesto consigo. Coisa que os lobos em peles de pastores não são e você deve adorá-los mesmo assim.
Prefiro o SIM, quando deve ser SIM; e o NÃO quando deve ser NÃO.
O assunto é sério, a resposta deve ser séria.
Poderia ter pensado assim, mas não o deixam pensar.
P A X
Caríssimo CAMPOS!
Que alegria ler seus comentários! Fico feliz em saber que gostou deste blog. Na verdade o mérito não é meu, pois tudo que publico (99,9%) é material de outros autores, historiadores ou padres da igreja. Apenas procuro facilitar a divulgação dos textos. Agradeçamos a Deus por esses autores. Reze por mim.
Os protestantes são obstinados. Esse é o problema mais sério que eu percebo. Quando se está obstinado não há diálogo, não existe abertura. Coisa estranha é que só não há diálogo e abertura quando o assunto é Igreja Católica. Qualquer igreja serve, mesmo que contradiga a dele, mas, por não ser católico já vale, já serve, já vai pro céu. É uma mentalidade de clubinho.
Preferem ficar à deriva em canoas no meio da tempestade de egos, ao invés de virem para dentro da Barca, que é a Igreja Católica.
Preferem a Babel Protestante, na qual ninguém se entende, à Unidade da Igreja Católica, onde todos falam uma só Língua: a Palavra de Deus.
É triste, pois muito bom seria que todos permanecessem na Unidade da Igreja fundada por Jesus Cristo, ao invés de optarem por igrejas fundadas por homens que se tornam ídolos.
Como escreveu Santo Agostinho: “Um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. O Espírito não segue um membro amputado”
Outro problema fundamental, relativo aos protestantes, é a completa ignorância sobre a Igreja Católica. É incrível como acreditam em qualquer um desses “teólogos” de fundo de quintal (literalmente), que se tornam “doutores em catolicismo” de um dia para o outro. Quem dera aprendessem um pouco com Santo Agostinho!
“A Fé Católica não ensina o que pensávamos que ensinava e a acusávamos inutilmente de fazê-lo”. (Santo Agostinho, Confissões, 6,11, 400 A.D.)
Do lado de cá, dentro da Barca, é preciso muito mais instrução, muito mais estudo da história da Igreja e da doutrina Católica. Digo estudo de qualidade, não apenas em quantidade.
Veja os protestantes: andam com a bíblia pra tudo quanto é lugar, debaixo do sovaco, e não conseguem compreendê-la nem no que diz respeito ao básico. Enchem o peito para dizem que SÓ a Bíblia basta e você entra numa livraria protestante e são livros do chão ao teto, em todas as direções, a preços exorbitantes, EXPLICANDO ou INTERPRETANDO sei lá o que.
Como pode ser tanta contradição? SÓ Bíblia não bastava?
É uma indústria muito próspera, com certeza.
Agora, quero ver uma coisa…
SÓ a Bíblia basta, não é?
Quero ver eles encontrem na própria Bíblia a lista definindo quais os livros devem entrar no canon do Novo Testamento…
Que a Santíssima Virgem interceda junto ao seu Bendito Filho Jesus Cristo, nosso SALVADOR, para que os protestantes deixem o erro e venham para a VERDADE.
Dominus sit in corde tuo.
P A X
quando caiu o imperio romano a unica situaçao de humanidade era a igreja catolica que protegia as populações , bispos mortos ou vivos conseguiam salvar a população, naquele caos da queda do imperio,e lhes digo meus amigos porque a igreja não caiu com o imperio? pelos simples fatos de suas instituições serem feitas seculos atras, e é uma profunda besteira pensar que a igreja catolica foi fundada por constantino na realidade roma presisou da igreja para sobreviver aos godos e visigodos e as invasões barbaras destruiram o imperio romano mas não conseguiram destruir a igreja, e se não fosse a igreja catolica não existiria civilisação ocidental, ( LER LIVRO SOBRE A INVASÃO BARBARAS DE PIERRE RICHÉ)
Vc todos são ridiculos! E satanas esta rindo de vcs discutindo religião!
Viva Jesus Cristo de Nazaré e esqueça o resto!
Engraçado…
Sua postura parece-me de revolta, tem esse xingamento horrível, que pareceu-me ser resultado de um emocional descontrolado; não mostrou argumentos…
É essa atitude, tipo a sua, que você acha que seja uma atitude cristã?
Se não é cristã, é de que tipo?
Será que satanás está rindo de quem?
Victor Pereira,
Não precisa enviar a terceira parte de seu «comentário».
Aqui não é lugar para fazer proselitismo, fora que, nestes espaços (nossa! Parece-me tão óbvio!) só serão aceitos COMENTÁRIOS, NÃO TEXTOS, ARTIGOS, DISSERTAÇÕES, DESENVOLVIMENTOS EXTENSOS!
Tem também o lance sobre OPINIÕES: e disso estou cheio por aqui.
São opiniões contraditórias em tão grande número quanto o número de denominações protestantes.
Prefiro a UNIDADE. Ainda mais quando a UNIDADE se mantém HÁ 2000 ANOS.
Quero FATOS, HISTÓRIA, chega de história da carochinha, conto de fadas, opiniões pessoais…
E mesmo assim, SÓ COMENTÁRIOS.
P A X
Ao Sr. José Roldão.
Comentando a sua resposta e complementado o que eu postei anteriormente:
Como eu ja amfirmei, não tenho intensão de fazer proselitismo, se o Sr. leu tudo que eu tentei postar como comentario primeiramente eu afirmei não defender nenhuma denominação e sim a pura e simples fé crista decrita nas escrituras, mas especificamente no Novo Testamento. Porém uma dúvida, qual o critério adotado pelo Sr. para diferenciar comentario de opnião? Para mim todo comentario não deixa de ser opnião, e o que me chamou a atenção a este blog alem de ter um material interessante, bem escrito e de forma inteligente foi o fato de justamente pessoas de denominaçãos diferentes expressarem suas opniões em forma de comentarios nem sempre expões ideías iguais a sua. E nisso é que deveria ter foco(nas diferenças de opniões), se todos que postassem comentarios com idéias iguais a suas teria o mesmo impacto??? Eu creio que não… Se vc leu não só o que eu postei mas buscou em sua Biblia verá que eu busquei com sinceridade expor um comentario baseado 100% na palavra de DEUS. O que eu não entendi foi o Sr. escrever em resposta p/ mim que o que foi citado por mim não passa de história de carochinha, contos de fadas e opniões pessoais. Isto me deixou entristecido porque eu não copiei um texto, eu fui digitando e buscando nas escrituras as passagens, que me custou umas 3 horas, isto mesmo eu fique com o computador ligado logado neste blog digitando e buscando nas escrituras por 3 horas consecutivas no domingo e qual foi a minha admiração que todo este meu esforço em trazer um comentario mem detalhando e com versiculos foi totalmente em vão. Eu admito que eu me prolonguei, mas não por sentimento perverso e sim por empolgação pois eu nunca escrevi comentarios em seu ou em outro blog… me deixaria imensamente grato que Sr. postasse os meus comentarios de domingo e ficaria alegre se o Sr. me convidasse a postar mais comentarios, pois um blog desta qualidade de conteúdo não deveria ser democratico a ponto de não reter informações de pessoas (a não ser que tenha palavras que ofendam alguem como xingamentos ou ataques pessoais).
Conluindo (creio que se vc estiver lendo até aqui vc deve estar pensando “finalmente este cara esta parando de escrever…”), o Senhor DEUS nos deu livre arbítrio, então independente de ponto de vista deve haver apenas uma verdade, e é atraz desta verdade que eu estou, até agora o único lugar que eu encontrei foi na palavra escrita de DEUS. E é em cima desta verdade que eu trabalho, e funadementada nesta verdade que eu exponho não as minhas idéias, e sim o que eu acredito ser o ensinamente de DEUS p/ nossas vidas, por favor Sr. José Roldão publique os meus comentarios e me de a opurtunidade de vc o quem quer que seja ler e comentar sobre os meus comentarios se eu escrevi algo que o Sr. entenda não ser a verdade me mostre eu estou aqui (não só neste blog mas na vinha vida) para aprender cada ves mais sobre DEUS (eu creio que o Sr. tambdem), porque somente DEUS conhece todas as coisas….
Caro Victor Pereira,
Devo ter sido injusto consigo. Digo isso, pois, mesmo com minha rudeza, o senhor se manteve humilde. Confesso que essa postura, ao menos por aqui, neste blog, e por parte de seus irmãos protestantes, não costuma ocorrer.
Por isso, peço desculpas pelas palavras duras que lhe escrevi. Realmente me parece que fui injusto com o senhor.
Não creio que esteja agindo de má fé, assim como muitos irmãos que estão nas igrejas protestantes também não estão. Ouso afirmar que mesmo muitos não cristãos, quem sabe a maioria, não estejam também agindo de má fé. Muitos estão enganados, outros ainda buscando a Verdade e uma outra parte acha que já a encontrou.
Levo em consideração – e admiro – o tempo que esteve preparando os seus comentários. Muitas vezes já me ocorreu o mesmo e sei o quanto é doloroso ver que não deram importância ou não tiveram consideração com o trabalho e dedicação que empenhamos.
Por exemplo, já passei três madrugadas em claro respondendo às questões de um conhecido para, no fim, essa pessoa inventar uma mentira sobre mim para depois, com essa mentira, me chamar de mentiroso e ainda ficar fazendo troça, pois o conhecia pessoalmente.
Ele era um típico caso (comum aqui no blog) em que a pessoa copia do google e cola aqui, sem nem procurar saber sobre a fidelidade da fonte ou do autor.
Se os que copiam e colam só têm esse trabalho, eu, de meu lado, que prezo escrever de próprio punho e com meus raciocínios, tenho imenso empenho em comentar parte por parte ou, quando não disponho de tempo, respondendo de modo sucinto, porém procurando ser sempre coerente.
Fora os exemplos aqui deste blog, pois muitos esquecem que, enquanto uma pessoa comenta e espera meu comentário de volta, eu, neste blog, muitas vezes tenho de comentar dezenas de comentários diários.
Não pense que eu ache que perco tempo. Não perco tempo algum, pois não se pode perder tempo quando se trata dos assuntos que se referem à Deus. Na verdade, a Salvação é o assunto de maior importância. Extrema e primeira importância!
De outro lado, também não disponho de tanto tempo em frente ao micro para que possa utilizá-lo levianamente ou apenas rebatendo ataques e desaforos, fora as ameaças e xingamentos.
Vou publicar seus comentários por que acredito nos exemplos, aliás, para mim são fundamentais. O senhor deu exemplo cristão: foi humilde e sincero, empenhou seu tempo e foi diligente.
Não que a pessoa precise ser humilde para que eu libere os comentários por aqui, não é isso. Seria prepotência ou vaidade minha se assim fosse. Foi porque vejo sinceridade no seu gesto e percebo que está defendendo sua fé de modo honesto e digno.
Graças a Deus!
Que Jesus Cristo continue infundindo no senhor esse desejo da Verdade e Temperança.
Peço-lhe um pequeno favor: como eu só tenho os arquivos guardados no micro e não mais no WordPress, vou repostá-los todos juntos, em um único comentário. Vão aparecer com meu nome, como se eu os tivesse postado, como se fossem meus.
Peço que copie e reenvie-os, um por um. Para que fiquem aparecendo como enviados pelo senhor. Assim que fizer isso eu apago o comentário em que os enviei e, assim que puder, vou tecer alguns comentários a respeito.
P A X
AQUI ESTÃO. POR FAVOR, COPIE CADA UM E REENVIE:
Autor : victorppereira
Comentário:
Olá a todos, eu sou novo aqui na area e gostaria de comentar os assuntos citados acima não para constranger nem para ofender a fé de qualquer pessoa, mas para compartilhar meus conhecimentos sobre as escrituras sagradas e aprender com todos que estão comentando neste site.
Eu irei comentar não como católico nem protestante mas como cristão fundamentalista. Cristão que, apesar de ser pecador, foi salvo pela graça de DEUS mediante o sangue pelo sacrificio de Nosso Senhor e único Deus, a saber Jesus. Fundamentalista, por não ter outro fundamento nem regra de fé se não a palavra de Deus, isto é a Biblia (mais especificamente o Novo Testamento, ja que o Velho que é sombra do Novo e é uma aliaça com o povo hebreu).
Deus primeiramente falou por intermédio de seus servos, Moisés e os Profetas (Velho Testamento) e nos ultimos dias pelo Senhor Jesus através dos Apóstolos que nos deixaram suas palavras (Novo Testamento).
Em relação ao cristianismo, o Senhor Jesus é razão de nossa criação e nossa redenção e nos falou antigamente através da revelação por Moisés e os Profetas que (sem exceção) apontam para o Senhor Jesus como a revelação plena, isto é o Evangelho se resume a revelação do Senhor Jesus como nosso Deus, Salvador e intercessor (ou mediador entre Deus e os homens).
O Senhor Jesus nunca escreveu nada de si mesmo, porém comissionou homens para faze-lo, e no velho testamento não foi diferente, DEUS sempre se revelou para que homens dessem testemunho Dele através da palavra escrita.
Porque o Senhor nos ultimos dias (quando falo em ultimos dias eu falo a partir do ministerio do Senhor Jesus até os nossos dias) comissionou e deu autoridade espiritual aos apostolos? Resposta: para concluir a revelação (todo o novo testamento) e guiar a sua igreja (que é a comunhão seguidores que são de pessoas pecadoras justificadas pelo sacrifício do Senhor Jesus) na Sua doutrina que é chamada nas escrituras segradas de SÃ DOUTRINA.
E para que serve esta sã doutrina (descrita no novo testamento)? Resposta1: para que conheçam a DEUS em sua plenitude através de sua revelação maxima que é a pessoa do SENHOR JESUS, já que não é possível conhecer a DEUS em sua plenitude atravé da leitura do velho testamento. Resposta2: para que conhecendo a DEUS em sua plenitude através da pessoa do Senhor Jesus possamos vir a andar com DEUS, isto é sermos reconciliados/justificados através do Sacrificio do Senhor Jesus que fou unico e suficiente, já que toda humanidade esta debaixo do pecado, sem excessão (nem eu, nem vc que esta lendo, nem os profetas do antigo testamento nem os apóstolos nem Maria mãe do Senhor Jesus), me desculpem existiram 3 exceções aqui na terra, a saber Adão e Eva antes da queda e o próprio Senhor Jesus.
Para comprovar é so ler estudar toda a Bíblia sagrada, porém eu vou citar alguns versículos que é claro todos vc´s devem conhecer (mesmo que não copreendendo perfeitamente em toda sua plenitude, que é clalo somente DEUS como autor conhece, porém algumas pessoas, com humildade mais esforçadas em estudo e sendo iluminadas pelo Espirito Santo, que também é Deus, conseguem entender algo) .
DEUS afirma que todos somos pecadores: Romanos 3:23, Romanos 5:12, Romanos 1:16, Isaías 59:1-2, Coríntios 6:9-11; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:3-7; Colossenses 3:5-11; 2 Timóteo 3:1-5, Apocalipse 21:8, Efésios 2:7-9. Leiam toda a carta as romanos…
O apóstolo Paulo adimite ser pecador: 1 Timotéo 1:15
Maria mãe do Senhor Jesus admitou ser pecadora que precisa de redenção em seu cantico: Lucas 1:46-55
Somente o Senhor Jesus não pecou : 1 Pedro 2:21-22
Continua…
_______________________________________________
Autor : victorppereira
Comentário:
Continuando…
Em relação a ser o apóstolo Pedro o 1º Papa sendo o primeiro Papa da Igreja Católica, não tem fundamento nas escrituras Sagradas… Pedro liderou a Igreja em Jerusalém juntamente com os demais apostolos enquanto o apóstolo Paulo enviou a mensagem do enavagelho por diversas capitais (Inclusive Roma, da qual tinha cidadania) aos pagãos(ou gentios).
Em relação a sitação acima de do Sr. José Roldão :
- Agora o Senhor fala em realmente construir a casa:
“E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”
Mateus 16,18
Esta é uma citação tirada do contexto de interpretação biblíca, se vc expor o capitulo todo vai entender que o Senhor Jesus pergunta em Mateus 16:13b Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
E em Mateus 16:16 E Simão Pedro repondendo disse: Tu és o Cristo, o Filho do DEUS vivo.
Em Mateus 16:17 E Jesus, repondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. (aqui o Senhor Jesus explica que ele teve uma revelação de DEUS).
16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareio minha igreja… (a pedra é justamente a revelação que Pedro cita).
Não é o apóstolo Pedro que é a pedra, o Senhor Jesus é a pedra (a rocha, pedra de esquina…) conforme sitação acima do Sr. Maicon.
Esclarecendo, para DEUS, conforme ensinado em sua palavra, não é uma denominação Católica nem Protestante, Nem Petencostal nem Neo-Pentecostal que é a rocha e sim o Senhor Jesus.
Outro detalhe, se estudarmos toda biblia sagrada, para ser mais objetivo o Novo testamento, iremos ver que em seus ensimentos o Senhor Jesus combate justamente as denominações de sua época (Fariseus, Saduceus, Povos Pagãos, etc..) não em nenhum sistema filosófico que traz um homem a DEUS, pelo contrário é mais facil uma religião afatar um homem de DEUS doque atrair. Se vc estudar o capitulo 15 inteiro do evangelho de Lucas vc vai entender que na Parabola conhecida com o filho pródigo (que não é o texto oficial desta parabola, alias todos os titulos de parabolas não são textos inspirados) Jesus ofende as pessoas para quem ele dirige esta parabola, os fariseus e líderes religiosos (Lucas 15:2).
INTERSESSOR:
Se voces estudarem tambdem o texto de Lucas 16:19-31, irão entender que é impossivel para qualquer pessoa que viveu e morreu mesmo sendo salvo (santo) se comunicar ou interceder e receber pedidos de interseção de qualquer pessoa viva. Observer tambem :Romanos 8:34 Hebreus 7:25
MEDIADOR:
E Segundo 1 Timóteo 2:5, Gálatas 3:19-24, Hebreus 8:6, Hebreus 9:15, Hebreus 12:24… somente o Senhor Jesus é nosso mediador (entre Deus e o homem).
O Senhor Jesus é nosso advogado perante DEUS 1 João 2:1
continua…
_______________________________________________
Autor : victorppereira
Comentário:
Bom dia Sr. José Roldão, eu fiquei descontente, ou melhor, chateado por ver que o Sr. rejeitou meus comentarios, pois eu ha principio, achei este blog interessante, justamente por ver que se tinha um conteúdo inteligente, e com todo respeito, todas as sua informções foram bem colocadas que demontra um sério trabalho de pesquisa histórica colocadas por uma pessoa que tem uma sincera disposição para defesa de sua fé. Mes desculpe seu eu enviei comentarios longos e que vão contra a idéia deste site. Eu achei este site contendo este blog por acaso e achei que eu pudia dar informações que pudessem fazer o Sr. e os leitores terem mais informações para uma discusssão (no sentido de debate com argumentos). O Sr. tem razão eu não usei fatos historicos do ponto de vista do mundo para expor meus argumentos. Eu tentei ser didático usando argumentos da prórpia Escritura Sagrada, intentando não fazer proselitismo, que pra mim é trazer alguem de uma denominação para outra.
Longe de mim fazer proselitismo, me desculpe passar esta idéia. Eu não defendo nenhum sistema de religião, nenhuma seita protestante e sim o verdadeiro e simples Cristianismo. Inclusive eu compartilho alguns pontos em comum com o Sr. que é uma unidade de fé, sim eu gostaria que todas as denominações que dizem professar uma fé sincera no Senhor Jesus fossem uma unica igreja, não do ponto de vista de ser somente uma hierarquia, pois no princio não foi assim, mas que fossem uma igreja no sentido de uma unica fé conservando a sã doutrina, para que todas as pessoa encontrassem salvação no nome do Senhor Jesus.
Obs. Se meus principios ofendem ou vão contra os seus principios por favor me seculpe, e se meus comentarios forem de qualquer forma despreziveis p/ o Sr. , comente e me convide a não enviar mais nenhum comentario que eu entenderei e não entrarei neste blog com intuíto de comentar.
Victor Pereira,
Não esqueça de que estes espaços são apenas para comentários. Não posso liberar textos grandes ou artigos inteiros, pois ficam muito difíceis de comentar de modo claro.
Primeiro, porque acabam por conter muitas afirmações ou negações que, para serem bem respondidas, exigem outro espaço igual ou ainda maior!
Segundo, porque, sendo extensos, geram diversos comentários paralelos e que acabam por desvirtuar do assunto em si ou enveredam por outras questões antes mesmo da primeira ser respondida!
No mais, creio que aquele que quiser publicar textos extensos ou artigos completos deva fazer que nem eu mesmo fiz: criar um blog nesse sentido!
Aqui não é, na verdade, um espaço livre. Aliás, é declaradamente um espaço sob moderação. Afinal de contas, não é um blog público ou de multiplos autores, é apenas um blog pessoal.
São liberados comentários que SE REFIRAM AO TEXTO PARA O QUAL SÃO ENVIADOS.
Se o post fala sobre a Virgem Maria, por exemplo, e vem alguém e começa a escrever nos comentários sobre Papas ou Inquisição, certamente eu vou moderar, senão vira bagunça, desfoca e acaba por se tornar cansativo e nada produtivo.
Já ocorreu de ser publicado um texto sobre o Benny Hinn e a pessoa enviar comentários falando sobre umas dez questões diferentes sobre a Igreja Católica, que nada tinham a ver com o Benny Hinn!
Isso é apenas desejo de protestar, não de comentar. E estes espaços, como canso de repetir, são apenas para COMENTÁRIOS AOS TEXTOS.
P A X
Ao Sr. José Roldão.
Boa tarde, obrigado por entender meu ponto de vista. Se o Sr. quiser pode enviar meus comentarios para meu e-mail:
victorppereira@ig.com.br que eu postarei novamente.
(pois vc acertou eu não tenho copia deles, pois eu escrevi acreditando que o Sr. iria postar)
Um detalhe, eu não me considero protestante, eu me considero cristão por aceitar e tentar viver conforme a doutrina de Cristo. Eu ja tive varios conflitos internos e somente através do contato com as escrituras sagradas achei ter encontrado a verdade em questões espirituais.
Tudo que eu mais quero nesta qustões sobre religião é compartilhar tudo que eu aprendi através de minha busca, isto é minha experiência pessoal, porem não expondo minhas opniões e sim o que eu acredito ser doutrina cristã baseda 100% na palavra de Deus guardada através dos Séculos por DEUS ( neste ponto a Igreja Católica tem todo mérito pois não exisitiam denominações…).
E conlcluindo, eu não sou a favor de nenhuma denominação, eu não sou contra a Igreja Católica nem a favor de nenhuma seita protestante (muito menos as neo-cristãs e neo-pentecostais)… EU SOU A FAVOR DA SÃO DOUTRINA. Toda vez que vc ver meu nome numa postagem eu não estarei defendendo nem acusando denominaçoes e sim questões doutrinárias da fé cristã. Eu nunca estarei intentando ofender, e sim defender questões sempre apoiadas nas escrituras.
Obs. Novamente obrigado, essa sua resposta me mostrou seu verdadeiro carater e sua sinceridade no que vc se propõe a fazer.
Olá a todos, eu sou novo aqui na area e gostaria de comentar os assuntos citados acima não para constranger nem para ofender a fé de qualquer pessoa, mas para compartilhar meus conhecimentos sobre as escrituras sagradas e aprender com todos que estão comentando neste site.
Eu irei comentar não como católico nem protestante mas como cristão fundamentalista. Cristão que, apesar de ser pecador, foi salvo pela graça de DEUS mediante o sangue pelo sacrificio de Nosso Senhor e único Deus, a saber Jesus. Fundamentalista, por não ter outro fundamento nem regra de fé se não a palavra de Deus, isto é a Biblia (mais especificamente o Novo Testamento, ja que o Velho que é sombra do Novo e é uma aliaça com o povo hebreu).
Deus primeiramente falou por intermédio de seus servos, Moisés e os Profetas (Velho Testamento) e nos ultimos dias pelo Senhor Jesus através dos Apóstolos que nos deixaram suas palavras (Novo Testamento).
Em relação ao cristianismo, o Senhor Jesus é razão de nossa criação e nossa redenção e nos falou antigamente através da revelação por Moisés e os Profetas que (sem exceção) apontam para o Senhor Jesus como a revelação plena, isto é o Evangelho se resume a revelação do Senhor Jesus como nosso Deus, Salvador e intercessor (ou mediador entre Deus e os homens).
O Senhor Jesus nunca escreveu nada de si mesmo, porém comissionou homens para faze-lo, e no velho testamento não foi diferente, DEUS sempre se revelou para que homens dessem testemunho Dele através da palavra escrita.
Porque o Senhor nos ultimos dias (quando falo em ultimos dias eu falo a partir do ministerio do Senhor Jesus até os nossos dias) comissionou e deu autoridade espiritual aos apostolos? Resposta: para concluir a revelação (todo o novo testamento) e guiar a sua igreja (que é a comunhão seguidores que são de pessoas pecadoras justificadas pelo sacrifício do Senhor Jesus) na Sua doutrina que é chamada nas escrituras segradas de SÃ DOUTRINA.
E para que serve esta sã doutrina (descrita no novo testamento)? Resposta1: para que conheçam a DEUS em sua plenitude através de sua revelação maxima que é a pessoa do SENHOR JESUS, já que não é possível conhecer a DEUS em sua plenitude atravé da leitura do velho testamento. Resposta2: para que conhecendo a DEUS em sua plenitude através da pessoa do Senhor Jesus possamos vir a andar com DEUS, isto é sermos reconciliados/justificados através do Sacrificio do Senhor Jesus que fou unico e suficiente, já que toda humanidade esta debaixo do pecado, sem excessão (nem eu, nem vc que esta lendo, nem os profetas do antigo testamento nem os apóstolos nem Maria mãe do Senhor Jesus), me desculpem existiram 3 exceções aqui na terra, a saber Adão e Eva antes da queda e o próprio Senhor Jesus.
Para comprovar é so ler estudar toda a Bíblia sagrada, porém eu vou citar alguns versículos que é claro todos vc´s devem conhecer (mesmo que não copreendendo perfeitamente em toda sua plenitude, que é clalo somente DEUS como autor conhece, porém algumas pessoas, com humildade mais esforçadas em estudo e sendo iluminadas pelo Espirito Santo, que também é Deus, conseguem entender algo) .
DEUS afirma que todos somos pecadores: Romanos 3:23, Romanos 5:12, Romanos 1:16, Isaías 59:1-2, Coríntios 6:9-11; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:3-7; Colossenses 3:5-11; 2 Timóteo 3:1-5, Apocalipse 21:8, Efésios 2:7-9. Leiam toda a carta as romanos…
O apóstolo Paulo adimite ser pecador: 1 Timotéo 1:15
Maria mãe do Senhor Jesus admitou ser pecadora que precisa de redenção em seu cantico: Lucas 1:46-55
Somente o Senhor Jesus não pecou : 1 Pedro 2:21-22
Continua…
Continuando…
Em relação a ser o apóstolo Pedro o 1º Papa sendo o primeiro Papa da Igreja Católica, não tem fundamento nas escrituras Sagradas… Pedro liderou a Igreja em Jerusalém juntamente com os demais apostolos enquanto o apóstolo Paulo enviou a mensagem do enavagelho por diversas capitais (Inclusive Roma, da qual tinha cidadania) aos pagãos(ou gentios).
Em relação a sitação acima de do Sr. José Roldão :
- Agora o Senhor fala em realmente construir a casa:
“E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”
Mateus 16,18
Esta é uma citação tirada do contexto de interpretação biblíca, se vc expor o capitulo todo vai entender que o Senhor Jesus pergunta em Mateus 16:13b Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
E em Mateus 16:16 E Simão Pedro repondendo disse: Tu és o Cristo, o Filho do DEUS vivo.
Em Mateus 16:17 E Jesus, repondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. (aqui o Senhor Jesus explica que ele teve uma revelação de DEUS).
16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareio minha igreja… (a pedra é justamente a revelação que Pedro cita).
Não é o apóstolo Pedro que é a pedra, o Senhor Jesus é a pedra (a rocha, pedra de esquina… conforme sitação acima do Sr. Maicon.
Esclarecendo, para DEUS, conforme ensinado em sua palavra, não é uma denominação Católica nem Protestante, Nem Petencostal nem Neo-Pentecostal que é a rocha e sim o Senhor Jesus.
Outro detalhe, se estudarmos toda biblia sagrada, para ser mais objetivo o Novo testamento, iremos ver que em seus ensimentos o Senhor Jesus combate justamente as denominações de sua época (Fariseus, Saduceus, Povos Pagãos, etc..) não em nenhum sistema filosófico que traz um homem a DEUS, pelo contrário é mais facil uma religião afatar um homem de DEUS doque atrair. Se vc estudar o capitulo 15 inteiro do evangelho de Lucas vc vai entender que na Parabola conhecida com o filho pródigo (que não é o texto oficial desta parabola, alias todos os titulos de parabolas não são textos inspirados) Jesus ofende as pessoas para quem ele dirige esta parabola, os fariseus e líderes religiosos (Lucas 15:2).
INTERSESSOR:
Se voces estudarem tambdem o texto de Lucas 16:19-31, irão entender que é impossivel para qualquer pessoa que viveu e morreu mesmo sendo salvo (santo) se comunicar ou interceder e receber pedidos de interseção de qualquer pessoa viva. Observer tambem :Romanos 8:34 Hebreus 7:25
MEDIADOR:
E Segundo 1 Timóteo 2:5, Gálatas 3:19-24, Hebreus 8:6, Hebreus 9:15, Hebreus 12:24… somente o Senhor Jesus é nosso mediador (entre Deus e o homem).
O Senhor Jesus é nosso advogado perante DEUS 1 João 2:1
continua…
Paz, Victor Pereira.
Já postei um comentário aí em cima contendo os seus comentários. Basta copiá-los e reenviá-los aqui mesmo, como se fossem novos comentários.
Vou dar aulas agora e só poderei respondê-lo tarde da noite ou amanhã.
Entendi seu posicionamento no que se refere às denominações e à Igreja Católica. Vou escrever sobre isso mais tarde, pois não disponho de tempo agora. Estou de saída.
P A X
Continuando…
Em relação ao fundamento, os apostolos mereceram local de destaque e são chamados por deus de fundamentos da igreja. Há uma sitação em apocalipse 21:14 sobre eles terem seus nomes escritos nos fundamentos do muro da cidade celestial, porem como ja citado a principal rocha (pedra de esquina) é Cristo.
Ema relação a sucessão apostólica, baseado nas escrituras, os apostolos serviram para dar testemunho de Cristo (o que ja foi feito, com o canôn formado do Novo testamento). Então como o canôn formado, as escrituram Sagradas completa como revelaçao tem seu desfechamento na pessoa do Senhor Jesus. Não se tem mais necessidade de apostolos.
Um detalhe para ser uma apostolo tinha de ser testemunha ocular de Cristo e comissionado pelo próprio Senhor Jesus(conforme relato em todos os evangelhos), perecebam que no livro de atos dos apostolos 1:15-26 Pedro assumiu a frente e decidiu juntamente com os demais apóstolos comissionar um outro apóstolo para fazer parte com ele dos 12 (uma susseção) pois Judas após trair o Senhor Jesus suicidou-se. Eles lançarem sorte e Matias foi eleitor por eles apóstolo. Porém notem que Matias não foi considerado apóstolo pelo Senhor Jesus que ja tinha em mente uma outra pessoa. Quem? acertou, Saulo de Tarso que foi chamado pelo próprio Senhor Jesus em Atos 9 (que depois foi chamado de Paulo) sendo considerado o apóstlo dos gentios (pagãos, pessoas que não eram de etinia hebráica/judáica).
Mais um detalhe, o Senhor Jesus alem de comissionado deu dons especiais para eles (dons de cura, dons de linguas) para que eles fossem autenticados como portadores da palavra de DEUS, por isso que hoje nós temos o Novo Testamento em mãos, por causa dos apóstolos. Lembre-se “DEUS falou antigamente por intermédio de Moisés e os profetas (dos quais João Batista foi o último profeta) e nos últimos dias pelo Seu Filho (através dos apóstolos que foram suas testemunhas e aos quais o Senhor Jesus prometeu que iria enviar o Espírito Santo para que eles se recordassem de todas as coisas…)
Busquem ao Senhor Jesus através de sua palavra…..
Me desculpem … por um erro de digitação no começo do texto anterior eu escrevi DEUS com letras minúsculas….
Paz, Victor Pereira!
Você traçou uma definição sobre seu modo de ser cristão. Vamos ao que parece ser sua base.
VOCÊ ESCREVEU:
«Fundamentalista, por não ter outro fundamento nem regra de fé se não a palavra de Deus, isto é a Bíblia».
COMENTO:
Se a sua regra e fundamento de fé é APENAS A BÍBLIA, encontramos aqui um problema também fundamental na sua afirmação, pois a PRÓPRIA BÍBLIA nos diz:
“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo“. (1Cor 3,11).
Atente: o FUNDAMENTO NÃO É A BÍBLIA, PURA E SÓ, UNICAMENTE, O FUNDAMENTO É CRISTO. A Bíblia veio muito depois de Cristo já ter subido aos céus.
Perceba: Jesus Cristo é uma Pessoa, não um livro ou vários deles. Jesus Cristo PREGOU! Por exemplo: “Após ter dado instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu para ensinar e pregar nas cidades daquela região“. (Mt 11,1), não escreveu livro algum; Jesus Cristo MANDOU QUE PREGASSEM, não mandou que ESCREVESSEM.
Veja aqui:
“Ensinai-as a observar tudo o que vos ordenei. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo“. (Mt 28,20)
Repare também em outra parte do mesmo versículo: «estou convosco todos os dias, até o fim do mundo». Jesus PROMETEU estar conosco TODOS OS DIAS ATÉ O FIM DO MUNDO! Ele não disse que estaria conosco, com a Igreja fundada por Ele, durante uns dias e que depois não estaria por 1500 anos e só depois, através de LUTERO, ele voltaria a estar com alguém durante mais outros dias.
Afirmar ( não creio ser o seu caso) que Jesus ficou na ÚNICA IGREJA CATÓLICA, APOSTÓLICA, ou seja, de sucessão ininterrupta desde os apóstolos e que depois resolveu se «dividir» em mais de 30.000 denominações, uma contradizendo a outra, é, no mínimo, afirmar que Jesus mentiu para nós por nada menos que 1500 anos ou que «abandonou» a Igreja durante esse tempo todo (não me refiro especificamente a você).
JESUS PROMETEU ESTAR COM OS APÓSTOLOS TODOS OS DIAS ATÉ O FIM DO MUNDO (TODOS OS DIAS!).
Jesus Cristo mandou que PREGASSEM e, atente, TESTEMUNHASSEM: “Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos”. (At 10,42).
Ele Próprio não mandou que escrevessem! Mandou que pregassem e testemunhassem!
Chamo a atenção para outro detalhe: como faziam os primeiros cristãos, durante os quatro primeiros séculos, por exemplo, para SEREM CRISTÃOS? Sim, pois, ELES MESMOS NÃO TINHAM AINDA UM «NOVO TESTAMENTO»!
Lembra? O último apóstolo a morrer foi São João Evangelista, com 105 anos, mais ou menos a época em que TERMINOU DE ESCREVER O APOCALIPSE! Isso quer dizer que, até mais de 70 anos após a morte de JESUS ainda nem tinham sido nem mesmo ESCRITOS todos os livros que a Igreja Católica definiria como o que você conhece hoje por NOVO TESTAMENTO!
Sim, pois, esse mesmo NOVO TESTAMENTO que você segue como regra de fé e fundamento FOI DEFINIDO PELA IGREJA CATÓLICA, MAIS DE QUATRO SÉCULOS DEPOIS DE CRISTO!
Responda-me:
Onde, NA PRÓPRIA BÍBLIA, SUA ÚNICA REGRA DE FÉ E FUNDAMENTO, diz que ELA DEVA SER TOMADA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ?
Na verdade, A PRÓPRIA BÍBLIA NEGA ESSA DOUTRINA! (cf. 1 Cor. 11:2, 2 Ts. 2:15, 2 Tm. 2:2, 2 Pd. 1:20, 3:15-16).
A TRADIÇÃO ORAL e o MAGISTÉRIO SÃO ANTERIORES AO NOVO TESTAMENTO, não o contrário!
Vamos a alguns exemplos clássicos:
Sem a Tradição oral, não se pode definir o catálogo sagrado, pois em nenhuma parte da Escritura está escrito quais os livros que, inspirados por Deus, a devem integrar. É preciso procurar a definição dos livros sagrados FORA DA ESCRITURA: NA TRADIÇÃO.
Se alguém afirma que segue APENAS A BÍBLIA como ÚNICA REGRA DE FÉ, tem de forçosamente afirmar que, sendo assim, NÃO PODE CRER NO PRÓPRIO NOVO TESTAMENTO! Sim, pois, não vai encontrar a lista de quais livros fariam parte do mesmo!
Quais seriam, então, já que, neste caso, não pode recorrer à sua única regra de fé e fundamento?
Ao contrário! NA PRÓPRIA BÍBLIA, como escrevi acima, É NEGADA A DOUTRINA DE QUE ELA MESMA SEJA A ÚNICA REGRA DE FÉ E FUNDAMENTO, veja:
“Assim, pois, irmãos, permanecei firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa”. (2 Ts 2,15).
Atente: CONSERVAI AS TRADIÇÕES QUE FORAM ENSINADAS, seja por PALAVRA, seja por CARTA NOSSA!
Logo, não é a Bíblia o ÚNICO FUNDAMENTO NEM A ÚNICA REGRA DE FÉ. PODE SER TAMBÉM «POR PALAVRA NOSSA», ISTO É, A TRADIÇÃO!.
A PRÓPRIA BÍBLIA ADVERTE CONTRA AS INTERPRETAÇÕES PESSOAIS, veja:
«Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal». (2Pd 1,20).
Mais alguns versículos que VÃO CONTRA A SOLA SCRIPTURA:
“A Igreja é a Coluna e o Fundamento da Verdade” (1Tm 3,15).
Percebeu? Para você a BÍBLIA É FUNDAMENTO DA VERDADE, MAS NA PRÓPRIA BÍBLIA DIZ QUE A IGREJA É QUE É O FUNDAMENTO DA VERDADE! NÃO SÓ FUNDAMENTO, MAS TAMBÉM COLUNA (SUSTENTÁCULO) DA VERDADE!
A Igreja é tão anterior à Bíblia que A PRÓPRIA IGREJA É CITADA NA BÍBLIA!
Para terminar este comentário, pois poderíamos estender essas citações contra a Bíblia ser o fundamento e única regra de fé até bem mais adiante, vou deixar aqui mais alguns versículos por extenso:
«Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, tais como eu vo-las transmiti». (1Cor 11,2)
«Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim…». (2Tm 1,13-14)
«O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros». (2Tm 2,2)
Eu disse que escreveria sobre o que você disse ser O SEU FUNDAMENTO E SUA BASE, pois, como é óbvio, SE A PRÓPRIA BÍBLIA NÃO AFIRMA QUE ELA SEJA A ÚNICA REGRA DE FÉ E FUNDAMENTO, e mais, ELA MESMA MOSTRA JUSTAMENTE O CONTRÁRIO, EM DIVERSAS PARTES, isso quer dizer que, sendo seu fundamento e base equivocados e estando em contradição, logo, suas afirmativas e interpretações devem estar também equivocadas. No que se refere à «contradição», já fica aqui mais que demonstrado, a meu ver.
Como pode acreditar que a Bíblia seja a ÚNICA regra de fé e FUNDAMENTO quando ELA MESMA AFIRMA O CONTRÁRIO?
Onde está, NA PRÓPRIA BÍBLIA, onde diz que ELA SEJA A ÚNICA REGRA DE FÉ E FUNDAMENTO?
O contrário eu já demonstrei acima. E acredite: existe muito mais!
Com respeito,
P A X
Fique feliz em ver que nossa fé é defendida….
muitas vezes vemos, e as vezes concordamos com certas coisas que os protestantes dizem, mas essa concordância se dá a falta de conhecimento… como passei quase a noite toda lendo aqui em seu blog… tenho minha opinião fortalecida… sem querer causar guerra…. e sim querendo defender a minha casa! ser católico é muito dificil… e muitas pessoas dizem que ser católico é fácil…..rsrs e eu acredito no fundamento da igreja…. sei e vi que é verdade… mas como vc mesmo diz caro amigo José Roldão……. venha a fonte e conheça a verdade!!! mas quem quer? acham que exclamar o nome de Deus salva…. oq salva é o coração né….. e repudiar a casa de Deus….. uiiiiiii isso é um jogo perigoso!
muito obrigado viu! belo bloggg!
Caríssimo Tiago,
Eu é que lhe agradeço pelas palavras tão gentis!
Trouxe alegria ao meu coração.
Muito obrigado!
Esclareço que 99% dos textos aqui veiculados não são de minha autoria. Por isso, sou grato também aos referidos autores pelo seu comentário. Na verdade o mérito é todo deles.
Rezemos a Deus para que Ele suscite mais corações servidores e bem dispostos!
Muito obrigado pelas palavras que deixou. Trouxe uma carga extra de estímulo!
Reza por mim.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
P A X
Caro Sr. José Roldão, mais uma vez te parabenizo pelo excelente trabalho e disposição de sua parte em manter um blog de qualidade e intenso trabalho de pesquisa, que demonstra um grande empenho e investimento de tempo e paciência. Sinceramente eu fiquei impressionado com sua disposição em responder não só meus comentarios mais em compartilhar seus conhecimentos nesta área.
Uma dúvida, o Sr. possui formação em Teologia ou algo parecido?
Gostei muito de suas respostas, porém eu creio ter me expressado mal. Eu concordo com o Sr. a respeito do tópico de ser o Senhor Jesus o fundamento de nossa fé (a Principal Pedra de esquina) e com o fato dos apóstolos serem as colunas.
Em relação as Escrituras, eu não considero com sendo “A palavra de DEUS” e sim como “palavra de DEUS”, o próprio Sr. Jesus, e somente ele é “A PALAVRA DE DEUS” (JOÃO 1:1, etc). Porém acredito é que as escrituras são suficiente em quesito de revelação do único e verdadeiro DEUS, sua salvação (através de Cristo Jesus) e suas doutrinas (JOÃO 2:22, JOÃO 5:39, JOÃO 7:38, JOÃO 21:24, 2 TIMÓTEO 3:16-17).
Finalizando, mas qual a importancia das Escríturas (Bíblia Sagrada) ?
A minha resposta seria: Nosso registro de Revalação e
Doutrinas para conhecermos a DEUS e sua Salvação pelo sacrifício expiatório do Sr. Senhor Jesus e para termos um parametro, uma bússola que nos norteia em relação a regras de fé que devemos seguir e para não nos desviarmos (por doutrinas de homens)da verdade (JOÃO 14:6).
Deixo uma pergunta: Além do que nos é ensinado pelo SENHOR através do que esta registrado nas Escrituras o que mais precisamos saber para sermos salvos, isto é, irmos para presença eterna de DEUS após nossa morte física?
VICTOR PEREIRA,
(Ora ora! Não me chame de senhor, tenho apenas 34 anos! rs)
Obrigado pela gentileza em relação ao blog e ao meu trabalho. Louvado seja Deus, que nos reuniu a todos neste lugar.
Vamos ao comentário:
Não. Infelizmente AINDA não pude fazer teologia. Pretendo fazer licenciatura em filosofia em breve, se Deus permitir; se for da vontade d’Ele.
Em relação às Escrituras…
Em (2Tm 3,16), vemos que a Escritura é «inspirada por Deus», «útil» para ensinar, «corrigir» e «para formar na justiça».
Não foi dito que só a Escritura ‘basta’ ou que seja ’suficiente’.
Nem poderia, pois, a ‘Escritura’ da qual Paulo está falando é apenas o Antigo Testamento.
Lembremos que, quando Paulo escreveu essa carta a Timóteo, e durante décadas além, ainda não haviam sido escritos todos os livros do Novo Testamento. Como já frisei, o Apocalipse, por exemplo, seria escrito mais de três décadas depois. Aliás, o Novo Testamento, como conhecemos hoje, só foi ser definido séculos mais tarde.
Se as Escrituras fossem ’suficientes’:
1) Bastaria só o Antigo Testamento, que é do que Paulo está falando a Timóteo;
2) Os cristãos dos quatro primeiros séculos estariam perdidos, pois não havia para eles o Novo testamento.
______
Em Jo 2,22: “Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus”. (Jo 2,22)
Sim, mas aqui não tem relação, pois, estão apenas atestando que creram nas profecias do AT sobre Jesus e no que o Próprio tinha explicado a seu respeito. Não estão afirmando que só as Escrituras Bastam! E se fosse esse o caso, cairíamos no mesmo do versículo anterior: estavam falando do AT, já que o novo ainda não estava escrito nem definido, aliás, nem existia como livro. Seria o mesmo que afirmar: basta só o AT.
______
Em Jo 5,39: “Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim”.
Jesus critica JUSTO quem procura nas Escrituras a VIDA ETERNA, ou seja, a SALVAÇÃO. E AFIRMA que as Escrituras dão TESTEMUNHO d’Ele apenas. Aqui teríamos uma prova contra a teoria de que só as Escrituras bastam. Lembremos que Jesus também está falando a respeito do ANTIGO TESTAMENTO.
______
“Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11)”. (Jo 7,38)
Mesma coisa… A Escritura diz que quem crê em Jesus… Nada aqui corrobora que só a Bíblia basta! O ANTIGO TESTAMENTO é citado como testemunho da vinda do Cristo.
______
Agora Jo 21,24: “Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho”.
O testemunho que é digno é o de JOÃO, Ele escreveu e afirma que é digno de fé.
O mesmo João afirma, no versículo seguinte: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever”. (Jo 21,25)
TUDO que Jesus fez é importante! Se apenas a Bíblia fosse o necessário, só ela, então TUDO que Jesus fez deveria ter sido escrito nela. Porém não foi, como afirma o próprio evangelista. Isso quer dizer que QUEM TESTEMUNHOU AQUELAS COISAS, TODAS AS OUTRAS MUITAS COISAS QUE JESUS FEZ, foi João e as outras testemunhas, não a Bíblia. Essas outras muitas coisas eram ensinadas oralmente. Veja, eram TANTAS que nem o mundo inteiro poderia conter OS LIVROS que se deveriam escrever! LOGO, depreende-se aqui que, MUITO MAIS COISAS DO QUE AS QUE FORAM ESCRITAS, FORAM PASSADAS ORALMENTE PELA TRADIÇÃO.
Por exemplo: “Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenação. As demais coisas eu determinarei quando for ter convosco“. (1Cor 11,34).
Como saberíamos dessas outras coisas que Paulo determinou se ele não às escreveu na Bíblia?
Outro: “O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros”. (2Tm 2,2)
Não estávamos lá e não ouvimos que Paulo falou em presença de muitas testemunhas! Isso não foi escrito também!
E veja o restante do versículo: “confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros“.
Veja claramente a transmissão dos ensinamentos, a Tradição, a SUCESSÃO dos apóstolos. O depósito da fé foi confiado à pessoas que fossem capazes de instruir aos irmãos. Paulo não fala para escreverem os ensinamentos e distribuir os livros, pois bastariam para a salvação ou para guardar os ensimamentos dele! Ele fala homens.
E existem muitos outros exemplos espalhados por este blog, tirados da própria Bíblia.
____
Não devemos nos desviar por doutrinas de homens, por isso o próprio Jesus dotou Pedro com a Graça de não errar em matéria de fé e moral. Nesse caso, e nessas questões, não é Pedro (homem) que ensina, mas o Espírito Santo que mostra a Verdade e inspira o chefe dos apóstolos quando são questões de fé e moral. Lembre-se: não é tudo o que o Papa fala que é infalível, mas apenas quando se pronuncia ex-catedra, como Pedro, e em questões de fé e moral.
Se não fosse assim TODOS NÓS IRÍAMOS TER APENAS A OPÇÃO DE ACEITAR DOUTRINAS DE HOMENS!
Veja hoje em dia. Milhares de pastores afirmam que estão sendo inspirados pelo Espírito Santo quando ensinam. Só que esses milhares de pastores inspirados se contradizem e ensinam coisas diferentes. Como o Espírito Santo poderia ensinar assim? O Espírito Santo é UM, não pode se contradizer, pois é DEUS.
Essas então só podem ser doutrinas de homens. As quais, segundo o próprio Jesus, NÃO DEVEMOS SEGUIR!
Veja, não estou tentando reduzir a importância das Escrituras (antiga e nova). Apenas que a Igreja veio primeiro e que foi ELA que escreveu a Bíblia, inspirada por Deus. Tanto é que a própria Igreja é citada na Bíblia. Se não existisse antes não seria citada. Aliás, foram os cristãos que escreveram o Novo Testamento e não o Novo Testamento que criou os cristãos. Cristo não escreveu nada nem mandou que escrevessem. Cristo mandou que ensinassem e pregassem a Boa Nova e dessem TESTEMUNHO d’Ele.
A Bíblia é SAGRADA!
Faço um comentário à sua última pergunta:
Se não existisse a IGREJA não existiria a BÍBLIA.
MAS SE NÃO EXISTISSE A BÍBLIA, AINDA ASSIM EXISTIRIA A IGREJA!
O que precisamos para sermos salvos?
Ótima pergunta!!!
O PRÓPRIO JESUS RESPONDE A VOCÊ:
Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:
Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?
Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
(Mt 19,16-21)
P A X
“Que a Paz que excede a todo endimento guarde vossos corações… Em Cristo Jesus nosso Senhor…”
Acertando o erro anterior “entendimento”.
Paz!